quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ficção ou não...

Ando muito entusiasmado com aquela série portuguesa que está a fazer concorrência ao CSI. Passa todas as semanas nos canais generalistas. Chama-se “DVDs pirata e Lévis do cigano”. Finalmente uma produção de qualidade a preço reduzido em Portugal. Uma co-produção nacional que envolve a polícia, a inspecção das actividades culturais, a ASAE, as televisões, os feirantes e muitos outros portugueses que sem saberem já são estrelas da televisão, na pele do consumidores injustiçados por serem impedidos de comprar a preços baixos produtos culturais e de reconhecida qualidade.

Se não viste, não percas. Passa no prime-time, como eles dizem. A meio dos telejornais para ter mais impacto. Mulheres a fugir com caixotes de perfumes, feirantes barricados em carrinhas atestadas de camisolas da nike, agentes a remexer em resmas de DVD com filmes que ainda nem estrearam em Portugal, cães a ladrar, ciganos a dar conferências de imprensa na barraca das farturas, clientes a reclamar o troco que ficou esquecido, polícias encapuzados como no Iraque, declarações de vitória de comandantes façanhudos.

Não quero parecer muito optimista mas acredito que é desta que a nossa produção televisiva vai ganhar uns prémios na ribalta. Só é pena a banda sonora não ser do Paulo Gonzo. Ele tem uma queda do caraças para isso. Se lhe tivessem falado já tinha composto uma baladasita. Um “Levei-te quase tudo e quase tudo foi demais”, ou “Saquei-te de cor”, “negócios proibidos”, “tudo o que eu te tirei” ou qualquer coisa assim…

Finalmente, a televisão portuguesa oferece algo educativo, divertido e de muita qualidade, por isso, não podia deixar de colocar aqui uma breve nota sobre aquele momento do dia em que me instalo no sofá e me delicio com as divertidas aventuras e peripécias destes heróis á portuguesa…

Sem comentários: